Monte verde
Montanhas e natureza
Um lugar para visitar em qualquer estação do ano
Na primavera a Serra da Mantiqueira dá um show de cores deixando Monte Verde ainda mais bonita.
No Verão, a temperatura é muito agradável, bem diferente do calor das outras cidades, proporcionando aos turistas vários tipos de atrativos, desde calmas cavalgadas até atividades radicais como Tirolesa, Arvorismo, Passeios de quadriciclos, jipes ou bikes, e também atividades menos radicais como Passeios de trenzinho, vôos parnorâmicos e caminhadas através de várias trilhas onde é possível apreciar toda a fauna e a flora de Monte Verde.
No outono e inverno as baixas temperaturas atraem turistas de todo o Brasil para vivenciar dias ensolarados e noites frias em chalés aconchegantes com lareira, restaurantes que servem o famoso fondue e tardes deliciosas em chocolaterias com terraços e vista para a agitada rua principal da cidade, eleita a mais aconchegante do Brasil.
Destino Romântico
Quer uma viagem com muito verde, clima frio e romântico, esportes de aventura e, ainda por cima, ser muito bem recebido e ainda desfrutar de tranqüilidade? Venha para Monte Verde!
A cidade fica no topo das montanhas e está envolta pela rica fauna e flora da Serra da Mantiqueira, um verdadeiro paraíso ecológico. O vilarejo agrada crianças, jovens e adultos em busca da natureza preservada, de turismo equilibrado e de muito sossego, mas é conhecida no Brasil inteiro como um dos principais destinos românticos do Brasil.
A rua principal é repleta de lojas, restaurantes, cervejarias, chocolaterias e cafés charmosos e aqui você pode aproveitar cada cantinho com seu amor.
A Suiça Mineira
Conhecida como “Suíça Mineira”, Monte Verde fica a mais de 1500 metros de altitude, ao extremo sul de Minas Gerais e chama atenção por sua arquitetura alpina, herança dos imigrantes europeus e pela variedade dos atrativos turísticos, como pousadas aconchegantes, hotéis e spas luxuosos, além de restaurantes de diversos estilos, de bistrôs a cantinas italianas, de botecos a restaurantes mineiros, com boas opções de lojas de sabonetes, roupas ou chocolates.
Um casamento entre hospitalidade mineira e origens européias dos fundadores de Monte Verde
A história de Monte Verde
A história de Monte Verde se confunde com a história de Verner Grinberg, que chegou com sua família ao Brasil em meados de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Atraídos por uma companhia inglesa que explorava madeira, os Grinberg e outros imigrantes da Letônia, instalaram-se numa colônia leta, em S. José dos Campos. Em 1921 é formada a Colônia Varpa, que abriga o mais importante núcleo de imigração da colônia leta para o Brasil. Foi nessa colônia, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista, que Verner Grinberg conheceu Emília Leismeir. Em 1936, já casado com Emília, Verner e seu pai sobem até o pé da Serra da Mantiqueira, em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato, em busca de um lugar chamado Campos do Jaguari, município de Camanducaia, lugar de clima e paisagens semelhantes à Europa. Em 1938 adquire terras na região e inicia a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar. Aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda, hoje Monte Verde. A partir de 1950, Grinberg começou a fazer loteamentos de suas terras e a investir na infraestrutura da vila. Monte Verde deriva do nome do seu criador, Grin (verde) e Berg (monte), que veio a falecer em 2006.
A Pousada Alto de Monte Verde
A Pousada Alto de Monte Verde reúne em um só lugar os principais atrativos da cidade. Nossa localização privilegiada no alto das montanhas oferece vistas de tirar o fôlego. Estamos também cercados pela mata nativa e qualquer um de nossos chalés proporciona uma imersão na natureza.
Nossos hóspedes são sempre muito bem acolhidos, seguimos à risca a tradição mineira de receber bem e com fartura. Nosso café da manhã é artesanal e preparado todos os dias com muito cuidado para trazer aos nossos hóspedes receitas saídas do forno, para começar muito bem o dia.
O clima romântico também toma conta do ambiente com chalés com lareira, hidromassagem dupla e vistas únicas! Escolha agora mesmo o seu e viva esta experiência de natureza, boa gastronomia e aconchego.
Tradição Européia
Os costumes trazidos pelos primeiros moradores, o casal leto Verner Grinberg e Emilia Grinberg, e pelos alemães, suíços e italianos que foram chegando depois, também colaboram para o ‘ar europeu’ que se respira em Monte Verde. Mas a vila tem personalidade e sotaque próprios. A hospitalidade, por exemplo, é típica do povo mineiro. Basta ir a uma das casas de queijos e vinhos, localizadas na principal avenida, para ter certeza que o clima pode ser suíço, mas o prazer em receber é do autêntico mineiro.
Um destino diverso
Acolhedora, Monte Verde recebe e agrada famílias com filhos pequenos, jovens em busca do ecoturismo e casais apaixonados. A geografia local colabora para essa união de interesses tão diferentes, pois atende tanto quem busca o turismo contemplativo, como quem não se contenta apenas em apreciar belas paisagens e quer interagir, explorar e “viver” mais emoções do que cabem em um álbum de fotos da viagem. Ou seja, Monte Verde oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada pela manhã, saborear um bom fondue, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e do radical rapel.